sexta-feira, 16 de abril de 2010

O ALIENADOR É O REAL ABUSADOR

Maria Antonieta Pisano Motta

Psicóloga e psicanalista. Palestrante e conferencista em eventos ligados a psicologia e ao direito. Especialista em psicologia clínica e psicologia jurídica pelo CRP-SP.

Texto extraído do livro Síndrome de Alienação Parental – A Tirania do Guardião, publicado pela APASE (www.apase.org.br) – Ed. Equilíbrio. 2007

O ALIENADOR É O REAL ABUSADOR (Pag. 67)

Ao fazer acusações de abuso contra o genitor alvo cria-se uma situação paradoxal na qual ao pretender proteger a prole de supostos abusos, o alienador tende a expor os filhos a situações vexatórias e traumatizantes, estas sim, verdadeiros abusos em que as crianças têm seu corpo expostos e examinado por diferentes pessoas; são levadas a delegacias onde falam e/ou ouvem sobre o suposto abuso, ouvem repetidamente perguntas sobre ações perversas cometidas pelo genitor alvo contra elas e assim por diante.

Os inculcadores da SAP dizem-se terrivelmente preocupados dom as crianças e afirmam que seu único desejo é protegê-las de traumas de prejuízos de toda a ordem, no entanto, além de tenderem a dificultar a própria perícia, o que é aparentemente um contra senso, eles próprios dificultam o exame das crianças, atemorizando-as em relação à figura do genitor alvo, não se compadecendo de seu sofrimento daí decorrente, as expondo de todas as maneiras que julgarem necessárias para tentar incriminar o genitor alienado.

Há mães que fazem acusações de abuso sexual em relação ao marido mas deixam claro que elas próprias nunca notaram nada na sexualidade do marido que lhes parecesse anormal ou estranha e que elas próprias nunca sofreram nenhuma espécie de abuso advindo de seu parceiro. Não são capazes de fornecer detalhes e quando o fazem são inconsistentes. Submetem os filhos a toda sorte de exposições para tentar demonstrar a culpabilidade do ex-cônjuge, mas são firmes quando afirmam que a anormalidade apareceu depois da separação, curiosamente e sugestivamente em situações em que o ex-cônjuge casou-se novamente, ou ascendeu algum degrau profissional, ou pretende aumentar sua visitação à prole.

Nenhum comentário: